DETECÇÃO DE ANTICORPOS CONTRA <i>Toxoplasma gondii</i> EM BOVINOS DE CORTE ABATIDOS EM GUARAPUAVA, PR, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i2.14779Palavras-chave:
gado de corte, RIFI, Toxoplasma gondii, beef cattle, IFATResumo
Com os objetivos de determinar a ocorrência de anticorpos contra Toxoplasma gondii em gado de corte da região de Guarapuava, Paraná e de correlacionar esta com a idade, o sexo e a raça dos animais, amostras de sangue de 250 bovinos foram obtidas e enviadas ao laboratório de Zoonoses e Saúde Pública do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Estadual de Londrina. Após obtenção dos soros, estes foram armazenados a -20ºC, até a realização dos exames. A detecção de anticorpos anti-T. gondii foi realizada utilizando-se a Reação de Imunofluorescência Indireta (cut off ≥1:64). Os dados foram tabulados e analisados por meio dos testes exato de Fisher e de qui-quadrado (p≤0,05) para correlacionar os resultados da sorologia com as variáveis analisadas. Das 250 amostras de soro avaliadas, 77 (30,8%) foram positivas para T. gondii. Os títulos obtidos foram 1:64 (70) e 1:256 (sete). Os resultados demonstram ampla distribuição do protozoário entre os rebanhos bovinos de corte na região de Guarapuava, PR. Animais soropositivos estavam presentes em 56% (14/25) das propriedades avaliadas. Animais sem raça definida apresentaram maiores índices de soropositivos para T. gondii (P=0,001). A idade apresentou correlação positiva com a ocorrência de anticorpos contra T. gondii (P=0,01), indicando transmissão horizontal do agente. A alta incidência de bovinos de corte sororreagentes ao T. gondii observada neste trabalho indica o risco potencial do consumo de carne bovina para a infecção toxoplásmica humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.