Oxidação Lipídica em peixes: mecanismo de ação e prevenção
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i2.13995Palavras-chave:
ácidos graxos insaturados, antioxidantes, propagação, vitamina E, antioxidant, propagation, vitamin E, unsaturated fatty acidsResumo
A aquicultura é uma atividade destinada a produzir alimentos de alto valor nutritivo, porém suas condições ambientais e seu manejo aumentam as reações de estresse nos peixes, prejudicando a qualidade de seus produtos. A oxidação lipídica é uma das principais causas de deterioração do pescado, devido ao alto grau de insaturação dos ácidos graxos dos organismos aquáticos. Esta revisão descreve os principais mecanismos desencadeadores da oxidação lipídica, seus métodos de análise e algumas medidas preventivas, dando enfase à utilização in vivo da vitamina E como substância antioxidante em peixes.
Downloads
Como Citar
Fogaça, F. H. dos S., & Sant’Ana, L. S. (2009). Oxidação Lipídica em peixes: mecanismo de ação e prevenção. Archives of Veterinary Science, 14(2). https://doi.org/10.5380/avs.v14i2.13995
Edição
Seção
Artigos de revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











