HIPERTENSÃO PULMONAR EM CÃES: ARTIGO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i4.13994Palavras-chave:
cães, disfunção ventricular, hipertensão arterial pulmonar, dogs, pulmonary arterial hypertension, right ventricular dysfunctionResumo
A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) ou Hipertensão Pulmonar (HP) é uma doença progressiva, ainda pouco descrita na medicina veterinária, caracterizada por aumento da resistência vascular pulmonar e conseqüente aumento da pressão arterial pulmonar, resultando principalmente em disfunção ventricular direita e morte por insuficiência cardíaca na ausência de tratamento. Na medicina veterinária a HP geralmente é identificada durante a avaliação de animais com doença pulmonar crônica ou insuficiência cardíaca direita. Portanto, o risco de pacientes veterinários apresentarem HP é refletido pela probabilidade de apresentarem doenças pulmonares ou valvares crônicas. O diagnóstico é realizado por ecocardiografia Doppler ou cateterismo cardíaco e o tratamento visa a eliminação da causa primária e estabilização cardiovascular, melhora na oxigenação e redução da pressão na artéria pulmonar.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.