ESTUDO COMPARATIVO E ANÁLISE INTEROBSERVADOR ENTRE DOIS MÉTODOS DE AVALIAÇÂO DA DISPLASIA COXOFEMORAL DE CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i4.13761Palavras-chave:
displasia pélvica canina, radiografia, variação dependente do observador, hip dysplasia, observer variation, radiographyResumo
Os objetivos desse trabalho foram avaliar as dificuldades da execução do método PennHIP no diagnóstico da displasia coxofemoral, comparar essa modalidade com a empregada pelo CBRV e determinar a influência do treinamento na interpretação por meio de uma análise interobservador. Foram utilizados 15 cães da raça Labrador, realizou-se exame radiográfico conforme as recomendações do CBRV e análise da distração articular. A comparação entre as técnicas se deu de forma subjetiva e pela concordância Kappa(K) quando na análise interobservador. Os valores de foram K= 0,44 moderada pelo método diagnóstico convencional e K=1,0 quase perfeita pelo método PennHIP, todavia, houve maior variabilidade no PennHIP quando na comparação entre os membros. Conclui-se que apesar das dificuldades o método PennHIP deve ser introduzido na rotina de avaliação radiográfica para pesquisa da displasia em conjunto com a avaliação recomendada pelo CBRV.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











