ASSOCIAÇÃO ENTRE A ANÁLISE SOROLÓGICA E A REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) NO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO Mycoplasma hyopneumoniae EM SUÍNOS DURANTE PROCEDIMENTO DE QUARENTENA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i3.13632Palavras-chave:
biossegurança, PCR, pneumonia enzoótica, soroconversão, sorologia, biosecurity, enzootic pneumoniae, seroconversion, serologyResumo
Investigou-se por meio de análises sorológicas e pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) a presença do Mycoplasma hyopneumoniae em fêmeas reprodutoras suínas durante o procedimento de quarentena. O estudo foi realizado em um lote de 300 fêmeas da linhagem Landrace x Large White de 150 dias de idade em uma unidade de quarentena no estado do Paraná no ano de 2007. Os animais foram provenientes de uma única granja, sendo esta, considerada livre do Mycoplasma hyopneumoniae. Os exames foram realizados no laboratório Microvet localizado em Viçosa-MG. Não foram observados sinais clínicos sugestivos de problemas respiratórios bem como não foi detectado soroconversão para o M. hyopneumoniae nas 130 análises sorológicas, realizadas em amostras de soro coletadas nos dias 0, 55 e 76 após o alojamento dos animais. Entretanto, o M. hyopneumoniae foi detectado por meio da PCR (fragmento de 649 pb do gente rRNA 16S) de lavado traqueobronqueal e tecido pulmonar de uma fêmea com análise sorológica não conclusiva na amostra coletada no dia 55 após o alojamento. Desta forma, a associação entre as análises sorológicas e a PCR foi importante no diagnóstico do Mycoplasma hyopneumoniae durante o procedimento de quarentena.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











