COMPOSIÇÃO QUÍMICA E DEGRADABILIDADE in situ DA MATÉRIA SECA DE LEGUMINOSAS NO SEMI-ÁRIDO BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i2.13618Palavras-chave:
<i> Albizia polyantha, Enterolobium contortisiliquum, Leucaena leucocephala</i>Resumo
Na tentativa de prover alternativas para a instabilidade climática da região semi-árida brasileira foi realizado um experimento para avaliar a composição bromatológica e a degradabilidade in situ da matéria seca de leguminosas arbóreas no semi-árido baiano. As leguminosas avaliadas foram Muquem (Albizia polyantha), Tamboril (Enterolobium contortisiliquum) e Leucena (Leucaena leucocephala). Foram coletadas amostras em três florestas do município de Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia, uma amostra composta em cada floresta. Determinaram-se os teores de matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, hemicelulose, matéria orgânica, material mineral e a degradabilidade in situ da matéria seca. As plantas estudadas apresentaram em torno de 45% de matéria seca. O teor de proteína bruta das leguminosas Muquem e Leucena, apesar da diferença estatística, foram muito próximos (17,0%). Houve diferença para a qualidade das fibras sendo o menor valor de fibra em detergente neutro observado para a Leucena, seguido do Muquem e Tamboril. A Leucena, durante todo o período de incubação, apresentou maior digestibilidade ruminal seguido do Muquem e do Tamboril. Pode-se concluir que, apesar da superioridade da Leucena, a leguminosa Tamboril, bem como o Muquem, podem ser alternativas para a alimentação de bovinos no ecossistema caatinga.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.