DIGESTIBILIDADE DE UMA DIETA CASEIRA E DOIS ALIMENTOS COMERCIAIS, ECONÔMICO E SUPER-PRÊMIO, PARA CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i1.13228Palavras-chave:
alimento caseiro, nutrição de cães, ração, home-made food, dog nutrition, pet foodResumo
Foram comparados os coeficientes de digestibilidade aparente (CDA) e a qualidade dasfezes de cães alimentados com uma dieta caseira e dois alimentos comerciais, econômicoe super-prêmio. Seis cães adultos foram distribuídos em delineamento quadrado latinoduplo (3 x 3), com três tratamentos e três períodos, totalizando seis repetições portratamento. As médias foram comparadas pelo teste Tukey. A dieta caseira apresentou osmaiores CDA, não diferindo apenas do CDA do extrato etéreo ácido do alimento superprêmio.O alimento econômico foi o menos digestível, gerando o maior resíduo fecal. Oteor de matéria seca das fezes dos cães alimentados com a dieta caseira foi menor emrelação aos cães recebendo os alimentos econômico e super-prêmio, os quais nãodiferiram entre si. O escore fecal variou pouco entre os tratamentos, mantendo-se dentrodo considerado ideal. A dieta caseira pode ser uma alternativa na alimentação de cães.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











