TROCLEOPLASTIA POR RESSECÇÃO ASSOCIADA À TRANSPOSIÇÃO DA TUBEROSIDADE TIBIAL E SOBREPOSIÇÃO DA FÁSCIA LATA PARA O TRATAMENTO DA LUXAÇÃO PATELAR EM CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i1.13123Palavras-chave:
cães, cirurgia ortopédica veterinária, deslocamento patelar, eixo fêmuro-tíbio-patelar, reconstituição cirúrgica, dogs, patellar dislocation, shaft femur-tibial-patellar, surgical reconstruction, veterinary orthopedic surgeryResumo
Neste estudo retrospectivo é relatada a experiência com a técnica cirúrgica composta de trocleoplastia por ressecção associada à transposição da tuberosidade tibial e sobreposição da fáscia lata no tratamento da luxação patelar em cães. Vinte e sete cães adultos, de ambos os sexos, participaram deste estudo. Os animais apresentavam diferentes graus de luxação patelar, após a intervenção cirúrgica foram acompanhados por período que variou de três meses a dois anos. Apenas um teve recorrência da luxação. O retorno à função do membro afetado variou de uma semana a quatro meses de período pós-operatório. A reconstituição cirúrgica foi de fácil execução e os resultados obtidos neste estudo retrospectivo permitem concluir que a tática cirúrgica empregada é apropriada para luxações patelares, tanto mediais quanto laterais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











