ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS COM O CARANGUEJO-UÇÁ, Ucides cordatus
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i2.12896Palavras-chave:
crustáceo, Ocypodidae, Brachyura, caranguejo, manguezal.Resumo
Pertencente a Ocypodidae, o caranguejo-uçá, Ucides cordatus, é uma espécie endêmica da costa atlântica do Continente Americano. Possui grande importância econômica para populações de baixo poder aquisitivo, que dependem de sua captura como fonte de renda e alimento. Ucides cordatus é considerado um dos componentes biológicos mais importantes do ecossistema dos manguezais por seu papel na ciclagem de matéria orgânica. Possivelmente, em virtude do intenso esforço de captura somado à destruição de seus habitats - os manguezais – e a uma enfermidade específica, têm-se observado uma tendência de redução dos estoques pesqueiros de caranguejo-uçá no litoral brasileiro. Porém, a despeito de sua importância cultural, ecológica e sócio-econômica, o número de pesquisas científicas desenvolvidas com a espécie ainda é limitado. O objetivo deste trabalho foi identificar e apresentar os principais estudos publicados sobre a espécie até o ano de 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.