CONTAMINAÇÃO POR Toxocara spp. e Ancylostoma spp. EM ÁREAS DE LAZER DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS, SC
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i2.12895Palavras-chave:
Ancylostoma, Toxocara, Larva migrans, saúde pública, zoonoseResumo
Larva migrans visceral e cutânea são zoonoses causadas por Toxocara spp. e Ancylostoma spp., respectivamente. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a contaminação por estes agentes em áreas de lazer do município de Canoinhas, Santa Catarina, por meio das técnicas de sedimentação espontânea, centrífugo sedimentação e centrífugo flutuação. Das áreas de lazer examinadas (n=5), 100% apresentaram a areia contaminada e 80% apresentaram fezes contaminadas por Ancylostoma spp e/ou Toxocara spp. Destas, 100% apresentaram contaminação pelo Ancylostoma spp e apenas uma apresentou contaminação com ovos de Toxocara spp.. A presença de Ancylostoma spp. e de Toxocara spp. nas amostras de areia analisadas foi de 39%. Nos exames de fezes coletadas nas áreas de lazer foram detectadas 17% de amostras positivas, sendo detectado apenas ovos de Ancylostoma spp. O estudo revelou que a contaminação das áreas de lazer do município de Canoinhas é preocupante, reforçando a necessidade de implementar medidas efetivas para controle de zoonoses em áreas de lazer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.