LAMINITE EM PORCAS DESCARTADAS PROVENIENTES DE GRANJAS COMERCIAIS DE SUÍNOS DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i2.12894Palavras-chave:
laminite, rotação, falange, claudicação, suínosResumo
Embora a laminite tenha sido relatada em suínos, a rotação de falange distal detectada por radiografia ainda não foi descrita nessa espécie. O presente trabalho descreve três casos de laminite em porcas provenientes de uma granja comercial de suínos bem como relata um estudo preliminar sobre laminite em porcas de descarte em abatedouro, baseado em avaliações radiográficas. Uma granja de ciclo completo localizada em uma área de exploração suinícola do sul do Brasil mostrou histórico de alterações locomotoras em porcas. Três porcas com claudicação foram selecionadas para exame. Elas apresentavam sinais clínicos típicos de laminite. Seus membros foram radiografados e todas apresentaram rotação de falange distal em pelo menos um dígito. Para verificar a presença de laminite em outros rebanhos da região, treze membros pélvico e cinco membros torácicos de matrizes suínas foram colhidos em um abatedouro e radiografados em posição latero-medial. Onze porcas (61%) mostraram rotação de falange distal no terceiro ou no quarto dígito, enquanto oito delas (44%) mostraram essa alteração em ambos os dígitos. Foram observadas osteólises em cinco (28%) porcas e proliferação periosteal em quatro porcas (11%). Em conclusão, a laminite está presente em rebanhos suínos brasileiros, e a análise radiográfica constitui-se em uma importante ferramenta para o diagnóstico da doença in vivo ou em abatedouros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.