PERFIL DE PRODUTORES FRENTE À VACINAÇÃO CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS ABORTIVAS EM REBANHOS BOVINOS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE/ES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i2.12641Palavras-chave:
aborto, campilobacteriose, leptospirose, neosporose, tricomonose, abortion, campylobacteriosis, leptospirosis, neosporosis, tricomonosisResumo
A sanidade do rebanho assume um papel de fundamental importância em qualquer que seja o sistema de exploração. Ações como, prevenção contra novas doenças; redução da exposição do rebanho às enfermidades e aumento do nível de resistência do rebanho, contribui para que o sistema imunológico do bovino obtenha condições suficientes para funcionar adequadamente. A prevenção contra doenças infecciosas causadoras de aborto como brucelose, leptospirose, campilobacteriose, tricomonose, neosporose, IBR e BVD, torna-se fundamental para o proprietário conseguir sucesso no sistema de produção. Este trabalho visou verificar o conhecimento de produtores de gado de leite frente à vacinação contra doenças infecciosas causadoras de aborto em bovinos, assim como o risco zoonótico de algumas dessas enfermidades. Um total de 30 propriedades foram visitadas e aos proprietários, foi submetido um questionário sobre o conhecimento de doenças abortivas em bovinos, assim como, programas de vacinação do rebanho contra as doenças acima citadas, obtendo-se os seguintes resultados: 12 propriedades vacinavam contra brucelose, sendo que dentre elas, 2 vacinavam também contra leptospirose; as 18 propriedades restantes não faziam vacinação contra nenhuma das enfermidades. Dois proprietários tinham conhecimento que todas as doenças causavam aborto e 28 proprietários sabiam que apenas a brucelose causava aborto. A falta de informação por parte dos produtores rurais ainda é um obstáculo quanto à sanidade do rebanho, sendo necessário fomento que busque divulgar as informações para que os mesmos possam utilizá-las, contribuindo para o aumento da produtividade de rebanhos leiteiros.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.