ASSOCIAÇÃO DE CIPERMETRINA, DICLORVOS E BUTÓXIDO DE PIPEROLINA CONTRA <i>Rhipicephalus (Boophilus) microplus</i> EM BOVINOS NATURALMENTE INFESTADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i1.12277Palavras-chave:
carrapatos, controle, organofosforados, pesticida, piretróides, sinergista, control, organophosphate, pesticide, pyrethroid, synergist, tickResumo
Este estudo avaliou a eficácia antiparasitária da associação de cipermetrina (5%), diclorvos (45%) ebutóxido de piperolina (25%) contra R. (B.) microplus em bovinos naturalmente infestados. Foramselecionadas 40 fêmeas bovinas após três contagens consecutivas (dias -3, -2 e -1) de fêmeasingurgitadas de R. (B.) microplus, entre 4,5 e 8,0 mm de comprimento, presentes no lado esquerdo de cadaanimal. Pela média das três contagens, os animais foram divididos em quatro grupos de 10 animais cada,sendo no dia zero, tratados com a administração tópica (pulverização) deste composto na dose de 1:400 e1:800 e para o grupo controle positivo (cipermetrina 15% + clorpirivos 25%+ citronela 1%) na dose de 1:800.Para avaliação da eficácia antiparasitária foram realizadas novas contagens de R. (B.) microplus nos dias3°, 7°, 14°, 21°, 28° e 35° pós-tratamento (DPT). V erificou-se que a associação de Cipermetrina, Diclorvos eButóxico de Piperolina, nas duas posologias estudadas, demonstrou eficácia mínima de 95% do 3o ao 21°DPT, reduzindo significativamente (P<0,01) o número de fêmeas de R. (B.) microplus nos grupos tratadosem relação ao grupo controle, entre o 3° e 35° DPT, representando uma alternativa eficaz no controlequimioterápico do parasitismo por este ixodídeo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











