USO DA IMPEDÂNCIA NA DETERMINAÇÃO DO VOLUME GLOBULAR DAS ESPÉCIES FELINA, EQUINA E BOVINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i3.11983Palavras-chave:
Hematócrito, Strumia, Volume Globular, ImpedânciaResumo
Objetivou-se determinar a correlação entre os valores de volume globular (VG) das espécies felina, equina e bovina com dois diferentes métodos: por impedância e pelo método de Strumia. Para tal, amostras de sangue de 70 gatos, 80 cavalos e 77 bois foram analisadas. Os valores de VG, em ambos os métodos, foram obtidos num período compreendido entre 20 - 120 minutos após a colheita. Os valores de VG obtidos pelos métodos de Strumia e impedância apresentaram correlação (r = 0,98 gatos, r = 0,98 cavalos e r = 0,96 bois) extremamente significante (p < 0,001) para as três espécies. Concluiu-se que o valor do VG determinado por impedância revelou-se confiável e é recomendado para o uso clínico nas espécies felina, equina e bovina.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.