COMPARAÇÃO ANATÔMICA DA ENERVAÇÃO DA ARTICULAÇÃO COXO-FEMORAL EM HUMANOS E CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i3.11736Palavras-chave:
Acetábulo, Nervos periféricos, Cães, Humanos, AnatomiaResumo
Foi comparada a disposição das fibras nervosas responsáveis pela cadeia sensitiva de cães e seres humanos, uma vez que técnicas cirúrgicas vêm sendo desenvolvidas para os pacientes veterinários, baseadas em similares utilizadas no controle da dor de quadros de artrose de seres humanos. Destaca-se nesta revisão que em seres humanos a enervação sensitiva da região acetabular é composta por ramos oriundos dos nervos glúteo superior, isquiático, femoral e obturador, enquanto em cães são responsáveis os nervos glúteo cranial, isquiático e femoral, estando o nervo obturador não relacionado a esta função na maioria dos animais, podendo ser assim considerado variação anatômica. A enervação tanto em seres humanos como em animais apresenta simetria bilateral e, além disso, que a diferença entre o apoio bipedal humano e quadrupedal canino gera forças biomecânicas em pontos distintos, promovendo diferente concentração de fibras nervosas em relação às duas espécies. Enquanto a primeira apresenta maior densidade de fibras nervosas na região anteromedial, de responsabilidade do nervo obturador, a segunda apresenta maior densidade na região crânio-lateral e dorsal, de responsabilidade dos nervos glúteo cranial e isquiático.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.