Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Archives of Veterinary Science é o periódico científico oficial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná, localizado em Curitiba, PR.
O periódico é destinado à publicação de artigos, revisões e notas científicas na grande área de Medicina Veterinária e suas demais áreas afins, como Zootecnia, Biologia, Epidemiologia, Microbiologia, Patologia, Parasitologia, Biologia Molecular, Farmacologia, Bioquímica, Química e outras.
O regime de publicação é de um volume anual, dividido em quatro números trimestrais.
PLEASE: click below "Selecione o idioma" to see the English version. Press "Submeter".
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos são avaliados por pelo menos dois pesquisadores que atuam na área de trabalho, em que o manuscrito está inserido.
A avaliação feita pelos pares é do tipo single-blind review (quando somente os autores não sabem a identidade dos avaliadores). Seguindo um padrão internacional, os avaliadores escolhidos terão ciência dos autores do manuscrito.
Os avaliadores/as são todos/as doutores/as, possuindo expressiva atividade científica e de publicações nas áreas da revista. O tempo médio para avaliação é de 3 a 6 meses.
A indicação de avaliadores pelos autores será revisada caso-a-caso, levando em consideração a origem dos mesmos, assim como a qualidade de suas publicações anteriores. É preferível que autores sugiram revisores de outras instituições e países, do que as suas próprias.
São considerados na avaliação do manuscrito o ineditismo, o caráter inovador e o grau de utilidade na área da Medicina Veterinária. Será avaliado o impacto científico global da pesquisa e sua forma de interpretação e aplicação pela sociedade acadêmica, assim como sua inserção na sociedade, como ferramenta para a extensão universitária.
Os critérios presentes no formulário de avaliação são os seguintes:
O tópico é relevante para a Archives of Veterinary Science?*
No geral, o manuscrito tem qualidade?*
A metodologia de pesquisa é relevante e foi propriamente aplicada?*
Opine sobre a qualidade da Introdução/revisão de literatura?*
Opine sobre o fluxo de organização geral do artigo?*
Inclua considerações abordando aspectos gerais sobre o documento. Aborde tanto do ponto de vista de leitura, como de contribuição científica para a área que o mesmo se propõe.*
Recomendação final*
Os resultados possíveis do processo de avaliação são:
- artigo aceito para publicação, com pequenos ajustes.
- artigo deverá ser submetido a nova revisão, após correção de pontos básicos de edição e formato.
- revisões mínimas são requeridas.
- revisões significativas são requeridas.
- rejeição, sem a possibilidade de reavaliação.
Periodicidade
A Archives of Veterinary Science publica um volume anual com quatro números disponibilizados em março, junho setembro e dezembro. Cada número possui 10 manuscritos, totalizando 40 publicações anuais.
Política de Acesso Livre
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Esta revista na cobra APC article processing charge.
Política de ética e boas práticas
Diretrizes do COPI.
Histórico do periódico
A revista Archives of Veterinary Science foi lançada em outubro de 1996 e figura entre as revistas científicas mais antigas da Medicina Veterinária.
O primeiro comitê editorial era composto pelos prof.s. Metry Bacila (Editor Chefe), Clotilde L. B. Germiniani, Gilberto A de Souza, Luiz E. Kozicki e Pedro R Werner.
O corpo editorial também era composto por mais 38 pesquisadores de várias áreas da Medicina Veterinária e Universidades no Brasil.
O início das publicações da AVS foi possível graças ao apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná, TECPAR, da Companhia Cimento Portland Rio Branco, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq e da Universidade Federal do Paraná, UFPR.