POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE QUÍMICA PARA/NA/COM A DIVERSIDADE NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5380/vrpect.1.98148Resumo
Este ensaio discute a formação de professores de Química com foco na diversidade de estudantes nas escolas. Inicialmente, aborda a concepção de inclusão para além da Educação Especial, considerando a pluralidade de estudantes e suas vivências na escola. Em seguida, reflete sobre os desafios na formação docente, que permanece influenciada por modelos tecnicistas, descontextualizados da realidade social das escolas. Propõe caminhos para integrar dimensões étnico-raciais, de gênero, sexualidade e outras na prática pedagógica, evidenciando a necessidade de currículos formativos que valorizem a diversidade e combatam a exclusão. Destacam-se abordagens pedagógicas que promovem a interculturalidade, educação antirracista e inclusão científica, apontando práticas didáticas contextualizadas como essenciais desse processo. Defende-se que para um ensino de Química inclusivo, é imprescindível reformular políticas públicas, materiais didáticos e práticas pedagógicas, garantindo condições de trabalho adequadas e formação contínua para os docentes, pois o compromisso com a valorização da diversidade é central para uma educação democrática e verdadeiramente inclusiva.
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