A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA COMO COMPONENTE TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARITUBA/PA
UMA REFLEXÃO DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/vrpect.1.98129Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender reflexões docentes acerca da implementação da robótica educacional por meio da interdisciplinaridade e seus impactos no desenvolvimento científico e sociocultural na Educação Básica. Assumimos a pesquisa narrativa, por meio de uma investigação com abordagem qualitativa e exploratória, desenvolvida com sete professores que participam do projeto “Robótica na Escola” na rede municipal de Marituba, estado Pará. Os dados foram obtidos por meio de formulário digital, cujo relatos foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam para desafios docentes para a transformação da própria prática, impactos da robótica educacional na modelagem científica e manipulação de materiais dos estudantes, na formação sociocultural ainda no percurso da Educação Básica, além de demostrar que é uma atividade interdisciplinaridade e mostra-se como uma metodologia eficiente e gratificante para os professores. Concluímos que a robótica educacional implementadas nas escolas municipais da cidade é um potencial pedagógico para a aprendizagem discente, mas ainda se revela como desafiadora para os professores, diante de um processo interdisciplinar e dinâmico para a educação.
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