A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA COMO COMPONENTE TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARITUBA/PA

UMA REFLEXÃO DA DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/vrpect.1.98129

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender reflexões docentes acerca da implementação da robótica educacional por meio da interdisciplinaridade e seus impactos no desenvolvimento científico e sociocultural na Educação Básica. Assumimos a pesquisa narrativa, por meio de uma investigação com abordagem qualitativa e exploratória, desenvolvida com sete professores que participam do projeto “Robótica na Escola” na rede municipal de Marituba, estado Pará. Os dados foram obtidos por meio de formulário digital, cujo relatos foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam para desafios docentes para a transformação da própria prática, impactos da robótica educacional na modelagem científica e manipulação de materiais dos estudantes, na formação sociocultural ainda no percurso da Educação Básica, além de demostrar que é uma atividade interdisciplinaridade e mostra-se como uma metodologia eficiente e gratificante para os professores. Concluímos que a robótica educacional implementadas nas escolas municipais da cidade é um potencial pedagógico para a aprendizagem discente, mas ainda se revela como desafiadora para os professores, diante de um processo interdisciplinar e dinâmico para a educação.

Biografia do Autor

Rutelene Natanaele Barbosa De Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Marituba/PA

Especialista em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil. Possui graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2017). Atualmente é professor/técnico de robótica educacional - Secretaria de Educação Municipal de Marituba. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química.

Yasmin Ramos da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) na Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Metodologias aplicada ao Ensino de Ciências e Matemática em EAD pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no ano de 2024, graduada em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de 2021. Atualmente, participa do Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (GECTSA). Durante a sua graduação, foi monitora na disciplina Ensino de Química na UEPA, participou do Programa Institucional do Residência Pedagógica da UEPA. Atualmente, é docente voluntária na disciplina de Química no Cursinho Pré-Vestibular Popular Ágora, além de ser coordenadora de química deste projeto. Também é pesquisadora na área da Química atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Ciências e Ensino de Química.

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Pedagogia (UNAMA) e em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.

Referências

ALVES, Rubem A. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Editora Loyola, 2002.

APPLE, Michael W. Ideology and curriculum. Routledge, 2004.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. The dialogic imagination: four essays. Austin: University of Texas Press, 1981.

BERS, Marina Umaschi; MUNZER, Susana; BRESLOW, Lori. The role of robotics in education: a review of the research. International Journal of STEM Education, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2014. DOI: 10.1186/s40594-014-0001-1.

BERS, Marina Umaschi. Blocks to Robots: Learning with Technology in the Early Childhood Classroom. New York: Teachers College Press, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Lei nº 14.533/2023, que instituiu a Política Nacional de Educação Digital (PNED). Brasília: Presidência da República, 2023.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

CASTELLS, Manuel. Comunicação e poder. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

CHADWICK, A.; SHARMA, M.; HANSEN, J. The impact of robotics education on students' career aspirations. Journal of STEM Education, v. 20, n. 3, p. 45-58, 2019.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, [online]. n. 22, p. 89-100, 2023. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative Inquiry: A Methodology for Studying Lived Experience. San Francisco: Jossey-Bass, 2015.

CUBAN, Larry. Oversold and underused: computers in the classroom. Harvard University Press, 2001.

DÜRKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Abril, 1978.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

FOWLER Jr., Floyd J. Survey Research Methods. 4. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GÓES, Cláudia G.; ALEIXO-SILVA, Rosângela. Aula evolução molecular e co-evolução. 2014.

GROVER, Shuchi; PEA, Roy D. Computational thinking in K–12 education. Communications of the ACM, v. 57, n. 6, p. 28-30, jun. 2013. DOI: 10.1145/2460276.2460284.

ITO, Mizuko; PEEBLES, Andrew; BELL, Patricia; WATSON, Tim. Connected learning: an agenda for research and design. Digital Media and Learning Research Hub, 2013.

LORENZETTI, L.; SIEMSEN, Gustavo H.; OLIVEIRA, Silvana. Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 4-22, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5019/3435. Acesso em: 10 set. 2024.

MARITUBA. Lei Municipal Nº 609/2022. Estabelece a implementação da robótica educacional como disciplina eletiva nas escolas municipais de Marituba, Pará. Disponível em: https://www.marituba.pa.gov.br/. Acesso em: 8 jan. 2025.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Editora Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

NAVARRO, Robson F. A evolução dos materiais. Parte 1: da pré-história ao início da era moderna. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v. 1, n. 1, p. 01-11, 2006. ISSN 1809-8797.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. Basic Books, 1980.

PEA, Roy D. Practices of distributed intelligence and designs for education. In: Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge University Press, 1993. p. 47-87.

PÉREZ, José. A educação como um processo adaptativo. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.

PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 1976.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Editora Zahar, 1983.

POLKINGHORNE, Donald E. Narrative knowing and the human sciences. Albany: State University of New York Press, 1988.

REIS, Tânia M. M.; OLIVEIRA, João S.; GÓES, Cláudia G. Aula evolução humana (adaptada). 2014.

RESNICK, Mitchel. Computer as Paintbrush: Technology, Play, and the Creative Society. In: Digital Games and Learning, 2006.

RESNICK, Mitchel. Lifelong kindergarten: cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. Cambridge: MIT Press, 2017.

RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative methods for the human sciences. Thousand Oaks: Sage Publications, 2008.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, Ana Maria P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, 2011.

SILVA, Adinairde Neves da; SANTOS, Deniza Pereira de Souza. Políticas públicas e seus desafios para implementação e uso das novas tecnologias no âmbito escolar. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE, v. 9, n. 07, 2023.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias Digitais: Tendências Atuais e o Futuro da Educação. In: Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 2022. Publicação do Cetic.br, São Paulo, n. 2, ano 14, 2022.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Dirceu da Silva. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.

ZILLI, Silvana R. A robótica educacional no ensino fundamental: de perspectivas e prática. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Natanaele Barbosa De Sousa, R., Ramos da Costa, Y., & Rodrigues-Moura, S. (2025). A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA COMO COMPONENTE TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARITUBA/PA: UMA REFLEXÃO DA DOCÊNCIA. Vestigare: Revista De Pesquisas Em Educação, Ciências E Tecnologias, (1), 121–142. https://doi.org/10.5380/vrpect.1.98129

Edição

Seção

Seção E: Artigos de Investigação de Docentes da Educação Básica