INFLUÊNCIAS FENOMENOLÓGICAS E HERMENÊUTICAS DE JAMES F. DONNELLY AO CURRÍCULO, À DOCÊNCIA E AO MODO DE SER-COM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/vrpect.1.98033

Resumo

Neste texto, damos continuidade ao programa de pesquisa de mapeamento da tradição da Hermenêutica na Educação em Ciências. Focamos em artigos da obra de James F. Donnelly com fundamentos fenomenológicos e hermenêuticos, especialmente, em Martin Heidegger. Apresentamos o estudo da obra de Donnelly com recorte no que se refere à contribuição da fenomenologia e hermenêutica para problematizar, o caráter instrumental conferido ao currículo de Ciências derivado das características da ciência: a ausência do caráter pessoal, da demarcação a partir da ética e a ausência da reflexividade. Além disso, estas características podem dificultar o Ensino de Ciências. Inovações curriculares podem diminuir estas dificuldades incluindo um ensino que considere dimensões pessoais, interpretativas e humanas no currículo de Ciências. Entretanto, Donnelly critica inovações que esmaecem características da natureza da ciência. Sugere que as transformações das práticas e teorias dos professores precisam ser analisadas dentro da tradição em comunidades de prática, contrapondo-se, assim, às reformas curriculares em que os professores não participam de sua elaboração. A atualidade das reflexões de Donnelly nos levam, mesmo quase três décadas depois, a questionarmos nosso modo de ser professor(a) de Ciências atentos a questões éticas, curriculares, das tradições educativas que perpetuamos em nossas salas de aula de Ciências.

Biografia do Autor

Dra. Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande com atuação na formação de professores e de pesquisadores nos programas de pós-graduação em Educação Ambiental e Ensino de Ciências da FURG

Dr. Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Líder do Grupo de Pesquisa Jano: Filosofia e História na Educação em Ciências

Referências

CAMBRIDGE Dictionary. Breakdown. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/breakdown. Acesso em 24 dez. 2024.

CARMO A. P. C.; SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C. Uma filosofia da educação em ciências no horizonte da hermenêutica filosófica. Revista de Filosofia y Ciências - Prometeica, n. 27, p. 39-55, 2023.

DEBOER, G. A history of ideas in science education. New York: Teachers college press, 1991.

DONNELLY, J. F. Representations of applied science: academics and chemical industry in late nineteenth-century England. Social Studies of Science, v. 16, n. 2, p. 195-234, 1986.

DONNELLY, J. F. Chemical education and the chemical industry in England from the mid-nineteenth to the early twentieth century. 1987. 453 f. Tese de Doutorado (Doctor of Philosophy). School of Education. University of Leeds, 1987.

DONNELLY, J. F. Chemical engineering in England, 1880–1922. Annals of Science, v. 45, n. 6, p. 555-590, 1988.

DONNELLY, J. F. The origins of the technical curriculum in England during the nineteenth and early twentieth centuries. Studies in Science Education, v. 16, n. 1, p. 123–161, 1989.

DONNELLY, J. F. The place of the laboratory in secondary science teaching. Science Education, v. 20, n. 5, p. 585-596, 1998.

DONNELLY, J. F. Schooling Heidegger: On Being in Teaching. Teaching and Teacher Education, v. 15, n. 8, p. 933-949, 1999.

DONNELLY, J. F. Instrumentality, Hermeneutics and the Place of Science in the School Curriculum. Science & Education, n. 11, p. 135–153, 2002.

DONNELLY, J. F. Continuity, Stability and Community in Teaching. Educational Philosophy and Theory, v. 38, n. 3, p. 311-325, 2006.

EGER, Martin. Hermeneutics as an approach to science: Part I. Science & Education, v. 2, p. 1-29, 1993a.

EGER, M. Hermeneutics as an approach to science: Part II. Science & Education, v. 2, p. 303-328, 1993b.

FIGAL, G.; ESPINET, D. Hermeneutics. In: LUFT, Sebastian; OVERGAARD, Søren (Eds.). The Routledge companion to phenomenology. Routledge, 2013. p. 496-507.

GADAMER, H.-G. Verdade e método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer - 3. ed. - Petrópolis: Vozes, 1999.

GALIAZZI, M. C.; SOUSA, R. S. O programa de pesquisa de Martin Eger: princípios da Hermenêutica Filosófica na Educação em Ciências. Educação em Revista, v. 39, p. e38834, 2023.

HEIDEGGER, M. Being and Time. London: Blackwell, 1962.

HEIDEGGER, M. Sein und Zeit, elfte, unveränderte Auflage. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 1967.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Trad. Fausto Castilho. 1a. reimpressão. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

HEIDEGGER, M. The Question Concerning Technology. In: KRELL, David Farell (Ed.). Martin Heidegger: Basic Writings. New York: Harper & Row, 1977. p. 287-317.

IHDE, D. Expanding hermeneutics. In: FEHÉR, Márta; KISS, Olga Kiss; ROPOLYI, László. Hermeneutics and Science: Proceedings of the First Conference of the International Society for Hermeneutics and Science. Dordrecht: Springer Netherlands, 1999. p. 345-351.

JENKINS, E. Emeritus Professor J. F. Donnelly. Studies in Science Education, v. 58, n. 2, p. 137–139, 2022. https://doi.org/10.1080/03057267.2022.2050518

KOSCHMANN, T.; KUUTTI, K.; HICKMAN, L. The concept of breakdown in Heidegger, Leont'ev, and Dewey and its implications for education. Mind, Culture, and Activity, v. 5, n. 1, p. 25-41, 1998.

LEIVISKÄ, A. The Relevance of Hans‐Georg Gadamer's Concept of Tradition to the Philosophy of Education. Educational Theory, v. 65, n. 5, p. 581-600, 2015.

MATTHEWS, M. R. La enseñanza de la ciencia: un enfoque desde la historia y la filosofía de la ciencia. Fondo de Cultura Económica, 2017.

RUDOLPH, J. Scientists in the classroom: The cold war reconstruction of American science education. Springer, 2002.

SÁMANO DÁVILA, J. G. Instrumentalismo y la teoría electromagnética de Maxwell. Revista de filosofía open insight, v. 11, n. 21, p. 135-159, 2020.

SANTOS, M. A. S. A crítica heideggeriana de Ser e Tempo ao conceito de ser da tradição filosófica: sobre a ontologia da Vorhandenheit e o fundamento existencial da transgressão categorial. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C. Traços da hermenêutica filosófica na educação em ciências: possibilidades à educação química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 279-304, 2017.

SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C. A tradição de linguagem em Gadamer e o professor de química como tradutor-intérprete. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, n. 1, p. 268-285, 2018.

SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C. Proposições Hermenêuticas à Filosofia da Educação Química. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, v. 5, n. 01, p. e052406-e052406, 2024.

SOUSA, R. S.; GARCIA, M. S.; GALIAZZI, M. C. Por um Diálogo Gadameriano na Educação Química: Perceber, Experienciar E Interpretar Para Compreender. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 14, p. e7196, 2024.

TALANQUER, V. An Overview of Science Education in Latin America. In: MARZÁBAL, A.; MERINO, C. (Org.). Rethinking Science Education in Latin-America: Contemporary trends and issues in Science, vol 59. Springer, Cham., 2024. p. 3-21

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Galiazzi, M. do C., & Sousa, R. S. de. (2025). INFLUÊNCIAS FENOMENOLÓGICAS E HERMENÊUTICAS DE JAMES F. DONNELLY AO CURRÍCULO, À DOCÊNCIA E AO MODO DE SER-COM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Vestigare: Revista De Pesquisas Em Educação, Ciências E Tecnologias, (1), 89–120. https://doi.org/10.5380/vrpect.1.98033

Edição

Seção

Seção B: Artigos de Pesquisa em Educação em Ciências