Análise sobre a definição de sujeito em um livro didático do PNLD
implicações de uma visão instrumental do ensino de gramática
DOI:
https://doi.org/10.5380/vers.v11i20%20e%2021.100602Palavras-chave:
ensino, gramática, sujeitoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a unidade que aborda “sujeito” no livro didático de 6º ano Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem (Ormundo; Siniscalchi, 2018), que está incluído no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A partir das definições de sujeito simples, composto e desinencial apresentados na unidade do livro analisada, identificamos como tais conceitos são descritos por estudos linguísticos recentemente publicados. Por fim, propusemos uma interpretação alternativa dos exercícios com base na gramática descritiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito , fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações . Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
