Sobre a Revista
Foco e escopo
A Revista Versalete é uma publicação eletrônica semestral do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, que tem por objetivo divulgar trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Linguística, Literatura e Tradução. Como um veículo para a apresentação de artigos, resenhas e traduções, a revista cria um espaço de reconhecimento do processo de formação desses alunos e uma oportunidade para sua aprendizagem de pesquisa e dos processos de publicação.
Importante: os alunos de graduação devem enviar seus textos acompanhados de uma recomendação da parte de um professor da área a que o texto se filia. Essa autorização deve vir na forma de um e-mail do professor enviado para a revista.
Processo de avaliação por pares
Os trabalhos enviados para a revista recebem a apreciação de dois pareceristas ligados ao corpo discente da Pós-Graduação da UFPR e de outras Universidades e, eventualmente, ao corpo docente da UFPR (pareceres sobre os trabalhos dos doutorandos) e de outras universidades, no formato duplo cego. Os critérios de atribuição dos pareceres estão pautados pela área de pesquisa dos discentes da Pós-graduação em Letras e pelo Grau de Formação dos pareceristas. Artigos de alunos de graduação são avaliados por mestrandos, artigos de mestrandos são avaliados por doutorandos, artigos de doutorandos são avaliados por doutores. Os alunos de graduação não fazem pareceres. Os pareceristas poderão aceitar, aceitar com restrições ou recusar o texto apresentado. O autor será informado por e-mail sobre o resultado do parecer. O tempo padrão para o processo de avaliação é de 30 dias. Os critérios para julgamento do manuscrito são:
(i) questão de pesquisa e objetivos claros;
(ii) argumentação sólida e bem fundamentada teoricamente;
(iii) dados, citações e referências apresentados de forma rigorosa;
(iv) texto bem organizado e estruturado, com introdução, desenvolvimento e conclusão;
(v) adequação linguística.
Periodicidade
Semestral.
Política de Acesso Aberto
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Segundo os mesmos princípios, a revista também não cobra dos autores nenhum tipo de taxa para processamento e publicação de trabalhos em qualquer uma de suas seções.
