Direito à cidade: revisitando o conceito de Henri Lefebvre sob uma perspectiva marxista feminista

Autores

  • Carolina Hildebrand Galetti Graduada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UNB).

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i45.73312

Palavras-chave:

Sociologia, Cidade

Resumo

Este trabalho, apoiando-se na obra de Henri Lefebvre sobre o "Direito à Cidade”, busca aprofundar o debate acerca das relações de gênero e como elas constituem as relações de poder no e a partir do espaço urbano. Ao mesmo tempo, pretende-se apontar para se não a ausência, ao menos para a subvalorização das mulheres nas obras lefebvrianas. 

Com isso, propomos uma (re)leitura do conceito de direito à cidade a partir de uma perspectiva teórica feminista e classista amparadas em autoras como Cinzia Arruzza, Nancy Fraser e Silvia Federici. Buscamos discutir como o capitalismo contemporâneo produz segregação e coloca mulheres pobres em situação de cotidiana vulnerabilidade. E, em seguida, analisamos o impacto do aumento dos transportes públicos no Brasil (2020), manuseando dois conceitos importantes: o de viagens em cadeia e o de trabalho reprodutivo. 

Palavras-chaves: Direito à cidade; Henri Lefebvre; Mulher; Viagem em cadeia; Trabalho reprodutivo.


Biografia do Autor

Carolina Hildebrand Galetti, Graduada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UNB).

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (UNB).

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Galetti, C. H. (2020). Direito à cidade: revisitando o conceito de Henri Lefebvre sob uma perspectiva marxista feminista. Revista Vernáculo, (45). https://doi.org/10.5380/rv.v0i45.73312

Edição

Seção

Artigos