A Revista Vernáculo é uma revista acadêmica voltada, sobretudo, para a publicação de textos em Ciências Humanas produzidos por investigadoras e investigadores em seus anos iniciais de formação e pesquisa. A Revista Vernáculo é publicada duas vezes ao ano, ao final do primeiro (por volta de junho) e segundo (por volta de dezembro) semestres, e apenas em formato digital. Ela é publicada e hospedada pela Biblioteca Digital de Periódicos da Universidade Federal do Paraná. A Revista Vernáculo publica artigos de pesquisas não-publicados, resenhas acadêmicas e resumos de produções acadêmicas de investigadores iniciantes, como teses e dissertações. A revista é de acesso livre a todo o seu conteúdo, que é acessível pela URL: http://revistas.ufpr.br/vernaculo.
A Revista Vernáculo foi um projeto idealizado por alunos de graduação em História da Universidade Federal do Paraná que observaram a necessidade dos discentes em Ciências Humanas de um espaço para a divulgação de suas pesquisas. Constitui-se assim, no ano de 2000, uma revista científica de iniciação, detentora de um caráter quase inédito no Brasil: o de viabilizar um espaço para futuros profissionais das Ciências Humanas exercitarem as suas práticas de pesquisa e escrita.
E este é o grande propósito da revista: incentivar a produção do saber por parte dos futuros profissionais, familiarizá-los com o mundo que os cerca e de que eles escolheram fazer parte, estimulando-os, assim, a buscarem e descobrirem dentro de si as suas verdadeiras vocações intelectuais.
A partir de 2006, o periódico passa a ser publicado em edições semestrais, reunindo textos produzidos por graduandos e alunos de pós-graduação referentes às suas pesquisas, ideias e projetos.
Os textos recebidos serão encaminhados para receberem até dois pareceres, realizados por pareceristas ad hoc com produção e conhecimento na área em avaliação. O anonimato das autoras e autores, bem como das pareceristas e dos pareceristas, será garantido em todo o processo de avaliação. O resultado das avaliações deve ser acompanhado pela página da Revista Vernáculo. Em caso de pareceres muito discrepantes, um terceiro parecer poderá ser solicitado.
O prazo padrão para avaliação após o recebimento de uma submissão é de 08 (oito) semanas.
Os critérios a serem avaliados no manuscrito são: relevância científica; contribuição efetiva para o campo de estudo; rigor técnico, conceitual e formal; pertinência e atualidade da bibliografia utilizada; coerência argumentativa.
Atualmente, a Revista Vernáculo publica em formato digital dois números por ano, um para cada semestre.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento..
A Revista Vernáculo possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:
- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica
(http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm).
Confidencialidade: A Equipe Editorial está comprometida a manter a confidencialidade de todas as informações referentes aos manuscritos submetidos para publicação durante todo o processo editorial.
Imparcialidade: a Equipe Editorial, assim como os avaliadores externos, comprometem-se a avaliar os manuscritos submetidos para publicação de maneira objetiva e imparcial; tal imparcialidade deverá igualmente ser observada na resolução de conflitos originados por acusações de plágio, uso indevido de informações ou atribuição de autoria errônea ou de má-fé.
O Corpo Editorial desta revista agradece às instituições colaboradoras pelo apoio recebido.
Revista Vernáculo - ISSN 2317-4021
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.