Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Vernáculo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1.      O processo de envio de artigo deve ser realizado através do site da revista: https://revistas.ufpr.br/vernaculo/about/submissions#authorGuidelines. O autor deve se cadastrar no site, e iniciar uma nova submissão de texto.

2.      Os artigos publicados na Revista Vernáculo são de inteira responsabilidade dos autores.

3.      Os artigos terão a extensão de 10 a 20 laudas digitadas em folha A4, fonte Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm.

4.      As "Impressões de Leituras" poderão ter entre 02 e 05 páginas, observando a formatação dos artigos. O espaço é aberto para textos que analisem livros, teses dissertações, etc.

5.      As "Monografias" se referem ao resumo estendido dos textos apresentando por alunos para conclusão de curso. Devem ter entre 4 e 6 páginas, na mesma formatação dos artigos (exceto pelo espaçamento simples).

6.      As notas deverão ser colocadas no rodapé, seguindo as normas da ABNT. Nelas poderão constar referências bibliográficas e/ou comentários críticos. É obrigatório colocar lista bibliográfica ao final do artigo.

7.      Serão aceitos apenas artigos que venham acompanhados de resumo/abstract (100 a 150 palavras) e palavras-chaves (de 3 a 5 termos de até 3 palavras). Estes devem estar, obrigatoriamente, em Português e outra língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

8.      As "Impressões de Leituras" e "Monografias" não devem ter de resumo e palavras-chave. Contudo, a citação completa do(s) texto(s) resenhado(s) deve constar no início do documento. A atribuição de título fica a cargo do autor.

9.      Todos os textos deverão ser apresentados após criteriosa revisão ortográfica e gramatical

10.  Os textos poderão vir acompanhados de ilustrações e/ou gráficos, desde que as fontes sejam devidamente mencionadas e autorizadas, respeitando a legislação em vigor. As imagens devem ser enviadas em arquivos separados, com resolução de 200 dpi, sendo que no texto deve estar indicado o posicionamento de cada imagem. A publicação das imagens e seu respectivo formato fica a cargo do conselho editorial da revista.

11.  O nome do autor deverá constar abaixo do título e, deverá conter uma nota de referência no rodapé com informações sobre a instituição de origem e titulação máxima do autor. O e-mail é opcional.

12.  Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma agência de fomento, esta deverá ser mencionada no rodapé.

13.  Todos os trabalhos devem ser apresentados em Word (.doc) ou RichText (.rtf).

14.  Os artigos serão submetidos a dois pareceristas. Caso haja divergências entre os pareceristas, o Conselho Editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor. As "Impressões de Leituras" e "Monografias" serão enviadas a apenas um parecerista, cabendo única e exclusivamente a ele a avaliação do texto.

15.  Caberá ao Conselho Editorial, a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 10MB)
  3. O texto está em espaço 1 ½.; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

Política de Privacidade

As informações fornecidas a Revista Vernáculo serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.