Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 10MB)
  • O texto está em espaço 1 ½.; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1.      O processo de envio de artigo deve ser realizado através do site da revista: https://revistas.ufpr.br/vernaculo/about/submissions#authorGuidelines. O autor deve se cadastrar no site, e iniciar uma nova submissão de texto.

2.      Os artigos publicados na Revista Vernáculo são de inteira responsabilidade dos autores.

3.      Os artigos terão a extensão de 10 a 20 laudas digitadas em folha A4, fonte Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm.

4.      As "Impressões de Leituras" poderão ter entre 02 e 05 páginas, observando a formatação dos artigos. O espaço é aberto para textos que analisem livros, teses dissertações, etc.

5.      As "Monografias" se referem ao resumo estendido dos textos apresentando por alunos para conclusão de curso. Devem ter entre 4 e 6 páginas, na mesma formatação dos artigos (exceto pelo espaçamento simples).

6.      As notas deverão ser colocadas no rodapé, seguindo as normas da ABNT. Nelas poderão constar referências bibliográficas e/ou comentários críticos. É obrigatório colocar lista bibliográfica ao final do artigo.

7.      Serão aceitos apenas artigos que venham acompanhados de resumo/abstract (100 a 150 palavras) e palavras-chaves (de 3 a 5 termos de até 3 palavras). Estes devem estar, obrigatoriamente, em Português e outra língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

8.      As "Impressões de Leituras" e "Monografias" não devem ter de resumo e palavras-chave. Contudo, a citação completa do(s) texto(s) resenhado(s) deve constar no início do documento. A atribuição de título fica a cargo do autor.

9.      Todos os textos deverão ser apresentados após criteriosa revisão ortográfica e gramatical

10.  Os textos poderão vir acompanhados de ilustrações e/ou gráficos, desde que as fontes sejam devidamente mencionadas e autorizadas, respeitando a legislação em vigor. As imagens devem ser enviadas em arquivos separados, com resolução de 200 dpi, sendo que no texto deve estar indicado o posicionamento de cada imagem. A publicação das imagens e seu respectivo formato fica a cargo do conselho editorial da revista.

11.  O nome do autor deverá constar abaixo do título e, deverá conter uma nota de referência no rodapé com informações sobre a instituição de origem e titulação máxima do autor. O e-mail é opcional.

12.  Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma agência de fomento, esta deverá ser mencionada no rodapé.

13.  Todos os trabalhos devem ser apresentados em Word (.doc) ou RichText (.rtf).

14.  Os artigos serão submetidos a dois pareceristas. Caso haja divergências entre os pareceristas, o Conselho Editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor. As "Impressões de Leituras" e "Monografias" serão enviadas a apenas um parecerista, cabendo única e exclusivamente a ele a avaliação do texto.

15.  Caberá ao Conselho Editorial, a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas.

Artigos

Modalidade clássica na pesquisa acadêmica, os artigos são parte constitutiva de todos os números da revista, sejam livres ou na forma de dossiês.

Dossiê

Periodicamente a Revista Vernáculo inclui em suas edições com dossiês, formulados a partir de recortes temáticos, temporais, teóricos-metodológicos, etc. Em geral, eles são editados nas edições do 1o. semestre.

Entre em contato com o Corpo Editorial, caso tenha alguma sugestão para sua formulação.

Impressões de Leitura

“... não sei se a leitura não será, constitutivamente, um campo plural de práticas dispersas, de efeitos irredutíveis, nem se, por conseguinte, a leitura da leitura não passará de um rebentamento de idéias, de receiros, de desejos, de fruições, de opressões...”

(Roland Barthes)

Escrever a leitura, ou ainda. escrever sobre a leitura; tal é o objetivo desta seção. Trata-se. em essência, mais que um convite a leitura, de um compartilhar do desassossego, do encanto, do prazer desta prática dispersa que dispersa o próprio leitor, pois acontece uma única vez: um texto nunca é re-lido da mesma forma; sempre, invariavelmente, o leitor descobre um texto novo. Ou melhor, reinventa o texto lido, atribui-lhe novos significados. desdobra-o em outro sentido.

Estas impressões de leitura não assumem a forma conhecida e formal de uma resenha, também não se resumem a meros comentários sobre tal ou tal livro. São o efeito do rebentamento de que nos f ala Barthes: a impossibilidade de conter em si uma surpresa, a necessidade de expressar o que não pode ser guardado, são a conseqüência imediata da fruição da leitura e do deleite da escrita.

(Texto extraído e adaptada do n. 2 desta revista)

Resumos estendidos de monografias

A partir de número 21 da revista de 2008, passou-se a publicar os resumos estendidos de trabalhos de conclusão de curso. Para muitos, este é o primeiro exercício voltado à elaboração de um trabalho extenso, no qual estão em jogo todos os elementos essenciais de uma pesquisa científica.

Assim, o desenvolvimento das monografias acaba por sintetizar os objetivos desta revista: de que os alunos façam suas próprias pesquisas, escrevam e publiquem. Diante disso, a Revista Vernáculo se coloca como espaço para divulgação destes trabalhos. Optamos por vincular, considerando a impossibilidade da publicação integral dos textos, apenas os “resumos estendidos”, de 4 a 6 páginas , nos quais devem ser expressos de forma sintetizada os traços gerais da pesquisa: tema e objeto, problemas e objetivos, fontes e metodologias e, por fim, resultados e conclusões.

Com esta iniciativa pretendemos garantir maior visibilidade a estes trabalhos. A cada ano, uma edição da revista terá uma “seção” específica para este tipo de texto. A temática dos trabalhos aceitos continua a mesma, sendo um espaço aberto para todas as humanidades. Assim, esperamos ajudar a ampliar sua circulação, para que, ao invés de ficarem esquecidos nos depósitos das instituições onde foram elaborados, estes trabalhos se tornem acessíveis à comunidade acadêmica em geral.

Indexadores

Política de Privacidade

Os dados coletados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação de acordo com as finalidades previstas na Política de Privacidade da UFPR.

Os dados poderão ser compartilhados com terceiros sempre com a base legal, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e poderão ser anonimizados sempre que possível.