A geopolítica dos recursos naturais da Rússia: uma análise sob a perspectiva de Vladimir Putin
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i33.37140Keywords:
geopolítca, rússia, recursos naturaisAbstract
Este trabalho pretende revisar a geopolítica russa de seus recursos naturais e como esta influencia na atuação do país no contexto internacional. Os recursos naturais desempenham papel de extrema importância na geopolítica global, desde o fim do Século XIX. Todas as grandes potências, que já detiveram importantes posições no cenário global, buscam independência de outros Estados no que tange o abastecimento energético, mesmo que seja necessário construir meios de dominação dos recursos naturais de países sem condições de explorá-los. A Rússia não fica atrás quando de trata de administrar seus recursos energéticos, especialmente com a chegada de Putin a Presidência. Na verdade, a estratégia geopolítica russa compreende-se na boa administração de seus recursos naturais para que se mantenha como agente preponderante no cenário internacional, a ponto do Estado intervir diretamente nas regras do jogo da indústria do petróleo e do gás.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.