Antonio Carlos Pacheco e Silva: trajetória histórica e intelectualidade médica paulistana

Autores

  • Lucciano Franco de Lira Siqueira Universidade Santo Amaro
  • Thayná Alves Rocha Universidade Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i46.74800

Palavras-chave:

Trajetórias, Intelectuais, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo analisa publicações em língua portuguesa realizadas entre os anos de 2003 e 2019 acerca do psiquiatra paulistano e intelectual da medicina psiquiátrica brasileira Antonio Carlos Pacheco e Silva. O levantamento realizado evidencia inicialmente uma diminuta produção acadêmica sobre o intelectual, porém, em expansão, dado ao aumento de interesse por pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de universidades localizadas no Estado de São Paulo. Ao relacionar a trajetória intelectual do influente psiquiatra com o mapeamento dos estudos recentes sobre o médico, os resultados desvelaram as preocupações eugênicas e higienistas como centrais, além de projetar o ideal identitário brasileiro a partir da paulistanidade. Os desdobramentos indicam que o intelectual avaliava a miscigenação como doença e divulgava teorias organicistas como organizadoras do social.

Biografia do Autor

Lucciano Franco de Lira Siqueira, Universidade Santo Amaro

Mestrando do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro. Graduado em História pela Universidade Santo Amaro, São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa: Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES/UNISA/CNPq.

Thayná Alves Rocha, Universidade Santo Amaro

Graduada em História pela Universidade Santo Amaro, São Paulo. Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento - CISGES/UNISA/CNPq.

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Franco de Lira Siqueira, L., & Alves Rocha, T. (2020). Antonio Carlos Pacheco e Silva: trajetória histórica e intelectualidade médica paulistana. Revista Vernáculo, (46). https://doi.org/10.5380/rv.v0i46.74800