Efeito multiplicador do turismo na fronteira entre Brasil e Paraguai

Auteurs-es

  • Cristina Horst Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl - UEMS
  • Patrícia Cristina Statella Martins Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • José Roberto da Silva Lunas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.
  • Juliana Maria de Aquino Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

DOI :

https://doi.org/10.5380/tes.v7i4.35698

Mots-clés :

Efeito multiplicador, Turismo, Impacto econômico.

Résumé

O Brasil tem 27% de seu território formado por faixa fronteiriça, e boa parte se encontra no Mato Grosso do Sul. Os municípios de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), desenvolveram o turismo de compras em decorrência de seu intenso comércio internacional. Com o objetivo de unir ambos os comércios em uma mesma ação, em 2012 houve a primeira edição do evento Black Friday na fronteira. Buscando entender o impacto do evento, propôs-se esta pesquisa, que objetiva a definição de quais seriam os multiplicadores econômicos para efeito do planejamento do turismo em Ponta Porã. Os objetivos secundários foram os de identificar os efeitos multiplicadores do turismo gerados em decorrência da realização do evento e apresentar um escopo de indicador para acompanhar o evento no futuro. Na metodologia se empregou a realização de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários. Nos resultados identificaram-se os impactos econômicos diretos para a economia nacional, e concluiu-se que o melhor escopo de indicador encontrado foi a mensuração dos gastos realizados pelos visitantes diretamente no Brasil.

Bibliographies de l'auteur-e

Cristina Horst Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl - UEMS

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) com ênfase em ambientes naturais; Especialização em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo e em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Avaliação Ambiental Estratégica e em Biologia da Conservação, obtidos junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Ocupação profissional: Encarregada de Projetos na Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de MS – FAPEMS.

Patrícia Cristina Statella Martins, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Formação: Graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados.  Ocupação profissional: Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

José Roberto da Silva Lunas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Formação: Graduação em Administração de Empresas pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN). Especialização em Administração de Marketing e em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB). Ocupação profissional: Professor e Pesquisador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e Secretário Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de MS (FAPEMS).

Juliana Maria de Aquino, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Formação: Graduação em Ciências Econômicas, Mestrado em Economia e Doutorado em Ciências (Economia Aplicada), obtidos junto à Universidade de São Paulo (USP). Ocupação profissional: Professora e Pesquisadora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Comment citer

Pereira, C. H., Martins, P. C. S., Lunas, J. R. da S., & de Aquino, J. M. (2014). Efeito multiplicador do turismo na fronteira entre Brasil e Paraguai. Turismo E Sociedade, 7(4). https://doi.org/10.5380/tes.v7i4.35698

Numéro

Rubrique

Artigos