Turismo e Indicação Geográfica: a denominação de origem da banana da Região de Corupá, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Giseli de Lorena Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Patrícia de Oliveira Areas Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Felipe Borborema Cunha Lima Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE https://orcid.org/0000-0003-2012-9138

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v12i2.67895

Palavras-chave:

Turismo. Sustentabilidade. Indicação Geográfica. Bananicultura. Corupá.

Resumo

A comunicação objetiva estabelecer reflexões acerca do processo de Indicação Geográfica (IG) por Denominação de Origem (DO) da banana da Região de Corupá, Santa Catarina, e sua potencialidade para o desenvolvimento sustentável. Iniciado em 2016, obteve o registro em 2018 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Metodologicamente, o estudo é qualitativo, de natureza exploratória, conduzido via revisão bibliográfica integrativa e documental e com inserção em campo, por meio de observação participante. A escrita do texto segue o debate sobre a importância da IG enquanto fomentadora de arranjos produtivos locais, com ênfase na agricultura familiar e nas relações destes temas com a busca pela proteção das tradições e dos modos de fazer. A principal contribuição da pesquisa foi de fornecer novos dados para correlacionar temas como: indicação geográfica, patrimônio, turismo e gastronomia. Dentre os resultados alcançados está a comprovação da bananicultura na região como uma tradição capaz de garantir a manutenção do saber-fazer, da memória coletiva e a relação de pertencimento entre a população e o município, propiciando a salvaguarda dos costumes. Foi constatado que o processo de DO oportuniza uma redinamização econômica ao propor a interação do turismo e da gastronomia. Estes aspectos ampliam a oferta de novos arranjos produtivos (produtos e serviços) e demonstram a vocação do território para práticas de segmentos turísticos não tradicionais como o comunitário, de experiência e o criativo.

Biografia do Autor

Giseli de Lorena, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade do Contestado (UnC), Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade (UNIVILLE).

Patrícia de Oliveira Areas, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Bacharel em Direito. Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Direito pela Universidad de Valéncia – Espanha. Realizou pesquisa pósdoutoral pelo Programa CAPES PCTI/2014, junto a Universidad de Barcelona na área de inovação, transferência de tecnologia e parques tecnológicos. Docente do Programa de Doutorado e Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Felipe Borborema Cunha Lima, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Turismólogo, Mestre e Doutor em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Docente Colaborador do Programa de Doutorado e Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), vinculado ao Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (PNPD/CAPES).

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Publicado

16-12-2019

Como Citar

de Lorena, G., Areas, P. de O., & Cunha Lima, F. B. (2019). Turismo e Indicação Geográfica: a denominação de origem da banana da Região de Corupá, Santa Catarina, Brasil. Turismo E Sociedade, 12(2). https://doi.org/10.5380/tes.v12i2.67895

Edição

Seção

Dossiê Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável