A utilização do patrimônio industrial como fator dinamizador do Sul Catarinense - Brasil

Autores

  • Marcos Leandro Silva Oliveira Universidade de Santiago de Compostela - USC

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.26582

Palavras-chave:

Patrimônio industrial, Turismo, Santa Catarina.

Resumo

Este trabalho almeja demonstrar a valia dos potenciais recursos existentes na região Encantos do Sul (Santa Catarina, Brasil) para a implementação do turismo industrial. Dado que a aplicação deste segmento turístico pode requalificar o uso de antigas estruturas físicas desativadas ou em desuso pelo corpo empresarial e governamental, conseguindo convergir os conhecimentos científicos, políticos, administrativos e empresariais produzidos em um determinado período, usando a herança tecnológica, material e imaterial existente de forma benéfica à comunidade. Ao mesmo tempo, tal atividade busca minimizar as problemáticas ambientais e sociais existentes em determinadas áreas após o término de concessões industriais ou sem uma identidade turística consolidada, através da implantação de novas perspectivas econômicas, acadêmicas ou de lazer. Para demonstrar tal fato, o presente estudo selecionou estruturas existentes no entorno do polígono tecnológico regional sul de Santa Catarina, os quais contemplam estudos técnico-ambientais avançados, bem como localidades restauradas que poderão ser convertidas em produtos turísticos culturais, a fim de que estes possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico cultural dos distritos envolvidos.

Biografia do Autor

Marcos Leandro Silva Oliveira, Universidade de Santiago de Compostela - USC

Licenciado em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq nível 1 na UFRGS e doutorando na Facultad de Biología da Universidade de Santiago de Compostela - USC (Espanha).

Downloads

Publicado

16-04-2012

Como Citar

Oliveira, M. L. S. (2012). A utilização do patrimônio industrial como fator dinamizador do Sul Catarinense - Brasil. Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.26582

Edição

Seção

Artigos