O papel da função do juízo na intuição e o problema da generalidade para leituras conceitualistas de Kant
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v22i3.93766Palavras-chave:
intuição, conceito, percepção, conceitualismo kantiano, não judicativismo.Resumo
Este artigo pretende discutir criticamente as implicações exegéticas e filosóficas da adoção de uma posição conceitualista com relação à filosofia de Kant, no que diz respeito, mais especificamente, ao que seria o papel dos conceitos nas intuições. Ao afirmar que “a mesma função, que confere unidade às diversas representações num juízo, dá também unidade à mera síntese de representações diversas numa intuição” (KrV, A79/B104-5), Kant, de fato, abre espaço para uma leitura conceitualista. Contudo, pretendo mostrar que uma interpretação conceitualista esbarra tanto em problemas textuais quanto argumentativos. Tomando como ponto de partida o debate entre conceitualistas (McDowell 2009a; Land 2015) e não conceitualistas kantianos (Hanna, 2006; Allais, 2009; De Sa Pereiram, 2013; McLear, 2016), procuro mostrar que o envolvimento dos conceitos nas intuições teria como consequência um difícil problema filosófico, que vai além dos debates estritamente kantianos (Travis, 2018; Siegel, 2019): a saber, o de como a intuição, com sua natureza particular, poderia ao mesmo tempo abarcar um aspecto de generalidade próprio dos conceitos.
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