Sobre a Revista
Foco e Escopo
Studia Kantiana é a Revista da Sociedade Kant Brasileira, a qual a partir de 2021 também passou a estar vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná. Está vinculada à area de Filosofia na CAPES e CNPq.
Trata-se de uma revista temática que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.
Sua política de seleção de artigos segue as normas de avaliação por pares; sua periodicidade quadrimestral tem sido respeitada sem exceções, a partir de 2016.
A revista conta com um foco teórico bastante especializado e congrega as principais pesquisas brasileiras na área, com muitas e importantes contribuições de pesquisadores extrangeiros.
Processo de Avaliação pelos Pares
Utiliza-se a avaliação duplo cega/double blind review (quando autores e avaliadores não conhecem a identidade uns dos outros).
Utiliza-se dois avaliadores por artigo.
O tempo de avaliação médio é de 4 a 5 meses.
Todos os avaliadores possuem título de doutorado. Utiliza-se preferencialmente professores doutores como avaliadores.
Além disso, os editores têm discricionariedade para realizar uma triagem prévia de modo que artigos que não atendam os parâmetros mínimos de qualidade tradicionais da revista podem rejeitados. Nesse sentido, os editores também fazem uma triagem prévia quando as submissões são de doutorandos, de modo que, nesse caso, os autores devem estar realizando doutorado sob orientação de um professor especialista em Kant e com um projeto diretamente relacionado com os tópicos da revista.
Periodicidade
Quadrimestral:
Abril, Agosto, Dezembro
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Política anti-plágio
Os(as) autores(as) devem garantir a originalidade dos textos enviados à revista e todas as referências a trabalhos de distinta autoria devem ser devidamente explicitadas, indicadas com aspas (no caso de citações diretas) e referenciadas no corpo do texto.
Na prevenção de plágios, encorajamos os avaliadores a comentarem acerca da originalidade das submissões.
Utiliza-se as recomendações do COPE.
Quanto às questões de plágio. Os avaliadores são solicitados a investigar essa possibilidade e os editores assumem responsabilidade por uma segunda investigação após a aprovação.
Histórico do periódico
A Studia Kantiana é a revista da Sociedade Kant Brasileira (http://www.sociedadekant.org/). Foi criada no II Congresso Kant Brasileiro, realizado em 1998 na cidade de Itatiaia, RJ. O primeiro número foi publicado em setembro daquele ano. Foi publicada de modo impresso até 2011. Tornou-se exclusivamente virtual desde então. Em 2021 a revista passou a integrar a Biblioteca Digital de Periódicos da Universidade Federal do Paraná.