A INCLUSÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO ENSINO TÉCNICO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores/as

  • André Galindo da Costa
  • Juliana Tavares Pereira Cardoso
  • Daniel Bruno da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64710

Palabras clave:

Ensino técnico. Participação política. Projetos pedagógicos.

Resumen

Este trabalho apresenta o relato da experiência de um projeto pedagógico de participação política aplicado aos alunos da Escola Estadual Técnica Marinês Teodoro de Freitas Almeida, no município de Novo Horizonte (SP). No sentido de complementar a carga curricular dos alunos do ensino profissionalizante e gerar competências e habilidades de participação, debate e decisão, cumprindo premissas legais e éticas, a escola desenvolveu um projeto de Hora Atividade Especifica (HAE) com o nome de “Participação Social nos Gastos Públicos de Novo Horizonte”. Tal artigo não tem como preocupação maior a demonstração de resultados inovadores de caráter científico, mas pretende mostrar a partir de uma experiência específica de aplicação de conceitos teóricos e práticas metodológicas, os potenciais e limites do desenvolvimento da formação cidadã e democrática, complementando a formação profi ssional dos cursos técnicos desta instituição pública de ensino profissionalizante.

Biografía del autor/a

André Galindo da Costa

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e aluno do programa de mestrado em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (USP)

Juliana Tavares Pereira Cardoso

Bacharel em Direito pela Universidade Paulista e aluna do curso de pós-graduação em Direito Civil da Universidade Paulista

Daniel Bruno da Silva

Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade Faceres e aluno do curso de pós-graduação em Sociologia Política na Faculdade Faceres

Publicado

2013-08-01

Cómo citar

Galindo da Costa, A., Tavares Pereira Cardoso, J., & Bruno da Silva, D. (2013). A INCLUSÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO ENSINO TÉCNICO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Sociologias Plurais, 1(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64710