A dronificação da repressão – um breve panorama da inserção e uso de drones nas forças estatais
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96324Resumo
O artigo pretende apresentar introdutoriamente um panorama acerca da inserção, legitimação e utilização de drones no controle social da sociedade brasileira, especificamente nas forças de repressão estatal, a partir da redemocratização de 1989 no contexto do capitalismo neoliberal e do Estado neoliberal, que chamaremos de dronificação, assim como apresentar brevemente alguns dos argumentos a favor ou contra do uso do drone na repressão estatal, exemplificados por acadêmicos, empresários e agentes repressivos. Tal período do capitalismo, dentre várias características, demanda um aumento qualitativo e quantitativo de suas instituições repressivas, assim como um desenvolvimento de suas técnicas e tecnologias voltadas ao controle social. Tal proposta visa também construir e recuperar a história dos drones em um contexto nacional, as origens de seus usos, o desenvolvimento jurídico-institucional, assim como diagnosticar a extensão de sua presença e diferentes usos nas instituições repressivas do estado brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.