Fica a ré condenada à pena privativa de liberdade”: comunicação da pesquisa de mestrado sobre as mulheres criminosas no sistema penitenciário do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96323Resumo
Por meio dos prontuários prisionais das mulheres encarceradas no Paraná há a intenção de identificar os elementos objetivos e subjetivos que estão presentes nessa documentação, elas não apenas violaram o código penal/legal, mas que também o código dos costumes, da moral, dos papéis socialmente construídos ao gênero feminino, que negam a violência e a transgressão. Na Pesquisa além do recorte de gênero, há a necessidade de também pensar o sistema prisional feminino considerando raça e classe, pois a maioria das mulheres encarceradas no Brasil são declaradas pretas ou pardas, de baixa escolaridade, jovens e que não estavam inseridas no mercado de trabalho formal. A metodologia utilizada será a análise do conteúdo, explorando os documentos que compõem os prontuários prisionais dessas mulheres, coletados nos arquivos físicos do Escritório Social, localizado o bairro Atuba, em Curitiba. Ao pensar nas fontes de pesquisa, elas demonstram o discurso da razão, da verdade, dos operadores do direito e da lei e também o da loucura, da mulher criminosa, acusada e condenada. Além das denúncias, nos formulários também há informações sobre relações familiares, sociais e econômicas. São discursos dos agentes do Estado, de profissionais que trabalharam diretamente com essas mulheres, que as escutaram, interpretaram e colocaram no papel o relato delas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.