Migrações internacionais contemporâneas em Foz do Iguaçu (PR): o reflexo na saúde mental das mulheres migrantes
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96320Resumo
Introdução: O fenômeno da migração acarreta uma série de impactos significativos na saúde, destacando-se a alta prevalência de transtornos mentais entre a população migrante, especialmente entre as mulheres em situação migratória. Objetivo: Analisar os reflexos das migrações internacionais na saúde mental das mulheres migrantes em Foz do Iguaçu (PR) e propor formulações de políticas públicas sensíveis a essa questão. Método: Trata-se de uma abordagem exploratória de natureza qualitativa, selecionada devido à carência de estudos na área de Políticas Públicas relacionadas ao tema em questão. O estudo consistiu na realização de dez entrevistas semiestruturadas individuais, conduzidas entre os meses de abril e maio de 2024. As entrevistas abordaram os seguintes tópicos: aspectos demográficos, biológicos, psicológicos e de violência de gênero, visando capturar uma compreensão holística das experiências das mulheres migrantes em relação à saúde mental. Resultado e Discussão: Os resultados revelaram uma variedade de desafios psicológicos enfrentados durante o processo migratório, incluindo ansiedade, dificuldades de adaptação cultural e social, violência verbal, emocional e assédio sexual. Apesar das dificuldades, algumas mulheres relataram experiências positivas associadas à migração. Conclusão: A escassez de estudos com foco específico nas mulheres migrantes sugere a necessidade de pesquisas adicionais. Com base nas respostas das entrevistadas, foram sugeridas formulações de políticas públicas para promover o apoio e o acesso equitativo aos serviços de saúde mental para mulheres migrantes. Para facilitar a compreensão do tema, o artigo foi dividido em quatro seções. Na primeira, apresenta-se a introdução, abordando a temática em questão. A segunda seção descreve o método utilizado. Na terceira seção, contextualizam-se as discussões e os resultados obtidos. Por fim, na quarta seção, são apresentadas as considerações finais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.