A formação de docentes da educação básica nas fronteiras das universidades, sistemas de ensino e escolas (1970-2015)

Autores

  • Ileizi Fiorelli Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96312

Resumo

Este artigo reflete as configurações das fronteiras entre as ciências e as escolas, por meio do estudo das políticas de formação de docentes no Brasil após 1996. Perceber as fronteiras entre escola e universidade ajuda a entender a organização da formação de docentes para a Educação Básica. A reflexão guiou-se desde a seguinte questão: quais as principais mudanças após a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) de 1996 na formação e na carreira de docentes da Educação Básica? Essas políticas alteraram o padrão de relação entre universidades e escolas? Argumentamos que na formação, houve significativas redefinições nessas fronteiras decorrentes: da criação da Diretoria de Formação de Docentes da Educação Básica na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2007/2012; da criação de programas como o PIBID-Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência; na carreira docente, destacamos: a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), em 1996 e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), em 2007 e a Lei do Piso Nacional do Magistério, em 2008. As diretrizes de organização dos cursos de licenciatura em dois momentos de mudanças, em 2002 e em 2015, produziram novas experiências de organização de

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Fiorelli Silva, I. (2024). A formação de docentes da educação básica nas fronteiras das universidades, sistemas de ensino e escolas (1970-2015). Sociologias Plurais, 10(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96312