A formação de docentes da educação básica nas fronteiras das universidades, sistemas de ensino e escolas (1970-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96312Resumo
Este artigo reflete as configurações das fronteiras entre as ciências e as escolas, por meio do estudo das políticas de formação de docentes no Brasil após 1996. Perceber as fronteiras entre escola e universidade ajuda a entender a organização da formação de docentes para a Educação Básica. A reflexão guiou-se desde a seguinte questão: quais as principais mudanças após a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) de 1996 na formação e na carreira de docentes da Educação Básica? Essas políticas alteraram o padrão de relação entre universidades e escolas? Argumentamos que na formação, houve significativas redefinições nessas fronteiras decorrentes: da criação da Diretoria de Formação de Docentes da Educação Básica na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2007/2012; da criação de programas como o PIBID-Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência; na carreira docente, destacamos: a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), em 1996 e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), em 2007 e a Lei do Piso Nacional do Magistério, em 2008. As diretrizes de organização dos cursos de licenciatura em dois momentos de mudanças, em 2002 e em 2015, produziram novas experiências de organização de
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.