A desigualdade de gênero nas Ciências Sociais brasileira: evidências sobre a perspectiva masculinista na ciência
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96311Resumo
As desigualdades de gênero alcançam diversas esferas educacionais, dentre elas a do ensino superior. Embora tenha havido um aumento da produção científica feminina, dados da Organização das Nações Unidas (2018) mostraram que as mulheres correspondem a menos de 30% dos pesquisadores no mundo. Pressupõe-se que as diversas áreas do conhecimento têm se consolidado a partir de construtos teóricos de autores do gênero masculino. Questionamos, então, em que medida as publicações nas áreas de Ciências Sociais e Ciência Política brasileira evidenciam a perspectiva masculinista da ciência. Nosso objetivo é analisar comparativamente a desigualdade de gênero na produção das Ciências Sociais e Ciência Política brasileira. Através de estatística descritiva e análise bibliométrica em caráter exploratório, buscou-se quantificar a produção científica em ambas as áreas de modo comparado. Os resultados mostram a predominância masculina entre autores e entre artigos publicados, embora haja maior equilíbrio entre os gêneros na Sociologia do que na Ciência Política, e lançam luz sobre as consequências das desigualdades de gênero sobre a construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.