Estereótipos de gênero nas disputas por representação política de mulheres
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96307Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a mobilização dos estereótipos de gênero nas campanhas eleitorais de mulheres no Brasil. A principal contribuição do estudo consiste na compreensão dos estereótipos de gênero como variáveis que operam de diferentes maneiras conforme as etapas das carreiras políticas de mulheres. A partir da hipótese de que os estereótipos de gênero funcionam como estratégias de persuasão eleitoral, a pesquisa estuda o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) das candidatas competitivas a governos estaduais nas Eleições de 2022. São elas: Fátima Bezerra (PT), reeleita governadora do Rio Grande do Norte, Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SOLIDARIEDADE), que disputaram em Pernambuco o primeiro segundo turno da história da política brasileira entre duas mulheres para um governo estadual. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa e a técnica aplicada para a composição do banco de dados parte da decupagem do HGPE em segmentos classificados por categorias temáticas. A análise dos segmentos, por sua vez, é orientada pela seguinte questão: Em que medida estereótipos de gênero são mobilizados no HGPE das candidatas? Para fins de ilustração dos estereótipos e embasamento das proposições analíticas, a pesquisa utiliza imagens e transcrições do conteúdo transmitido nos programas do HGPE.
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