O conceito de alimentação saudável e adequada em crítica: intersecções entre a nutrição e as ciências sociais para a politização do comer
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96302Resumo
Este artigo tem por objetivo explorar o conceito de alimentação saudável, partindo de uma crítica à concepção dominante deste na formação e atuação profissional em alimentação e nutrição pela racionalidade biomédica. Como metodologia, é realizada uma análise a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira e suas recomendações de uma alimentação saudável e adequada, as quais abrem discussão e reflexões acerca da inclusão de aspectos socioculturais e políticos à análise do ato alimentar. Durante toda a construção do artigo, a visão da alimentação pela perspectiva do comedor e seus efeitos no comportamento alimentar é priorizada como escala de análise. Como resultado deste olhar crítico e ampliado ao conceito de alimentação saudável, reflexões acerca da forma de produção dos alimentos e a politização do comer aparecem como aspectos fundamentais para a reivindicação de uma alimentação saudável condizente às recomendações nacionais no contexto brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.