BNCC e alfabetização: crítica à preponderância do trabalho com textos do cotidiano à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Arthur Guilherme Monzelli
  • Ana Laura Dornelles de Carvalho Corrêa Porto
  • Érica Zavanella Navarro
  • Carolina Góis Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i1.94246

Palavras-chave:

Alfabetização, BNCC, Textos clássicos, Textos do cotidiano

Resumo

Trata-se de um artigo que busca evidenciar a concepção de alfabetização presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e identificar quais pressupostos teórico-metodológicos estruturam o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa nesse documento orientador. Por conseguinte, busca-se responder a seguinte questão: de que forma são concebidos os textos clássicos no processo de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura dos(as) estudantes do primeiro ciclo do ensino fundamental? Para obter a resposta dessa pergunta, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo constituída de análise documental, amparada na revisão bibliográfica de autores clássicos do materialismo histórico-dialético, da Pedagogia histórico-crítica e da filosofia marxista da linguagem de Valentin Nikoláievitch Volochinov. Como resultado, constatou-se uma tendência na centralização do processo de alfabetização no trabalho pedagógico com as assim chamadas “práticas de linguagem contemporânea”, relegando o acesso dos discentes à apropriação de conteúdos historicamente acumulados pela humanidade, o que resulta no empobrecimento da formação dos estudantes do ensino fundamental.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Monzelli, A. G., Porto, A. L. D. de C. C., Navarro, Érica Z., & Ferreira, C. G. (2024). BNCC e alfabetização: crítica à preponderância do trabalho com textos do cotidiano à luz da pedagogia histórico-crítica. Sociologias Plurais, 10(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i1.94246