A fotografia e a dimensão espacial dos fenômenos sociais: o Enquadramento Espetacularizado nos protomártires do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i2.92007Palavras-chave:
Fotografia. Paisagem. Turismo. Enquadramento Espetacularizado. ProtomártiresResumo
A fotografia é interpretada como imagem crítica por seu potencial reflexivo ante às relações contemporâneas espaciais, de circulação profusa, apoia a legitimação de tais espaços em seu processo de caracterização enquanto um atrativo turístico. Investigamos discursos fotográficos com paisagens produzidas na instituição do turismo religioso no Nordeste do Brasil. Para interpretar a confluência da fotografia, paisagem e turismo utilizamos como método a arqueologia da impressão. O exame se dá por intermédio de fotografias oficiais que têm como tema os Protomártires do Brasil. Analisamos os conteúdos por meio do Enquadramento Espetacularizado, discurso imagético circunscrito pela cumplicidade entre os elementos constituintes da paisagem, incentivadores da perpetuação de visualidades que constroem um espaço/espetáculo. Em um mergulho genealógico, concluímos que as paisagens enquadradas nas fotografias, fomentadas pelas políticas de turismo, estão engendradas por um sintoma cultural de visualidades pretéritas, que favorecem a manutenção de ideologias hegemônicas produzidas pelo modernismo/colonialismo. Por sua vez, sinalizam a permanência nas consciências e nas estruturas sociais de elementos que universalizaram o modelo de civilização europeu com os espaços colonizados ao dar visibilidade a estereótipos pré-estabelecidos em detrimento de visualidades plurais e democráticas.
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