Achille Mbembe e a Necropolítica: notas sobre o conceito de soberania
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i2.91998Palavras-chave:
Soberania, Achille Mbembe, Políticas de inimizade, NecropolíticaResumo
Neste artigo revisei a literatura sobre a relação entre soberania e necropolítica, elaborada por Achille Mbembe. Através da revisão de obras de teóricos políticos e filósofos, o autor explorou a evolução histórica do conceito de soberania, suas diferentes interpretações e sua relação com o poder político contemporâneo. Destacou-se no presente trabalho, a contribuição de Mbembe para a discussão sobre a necropolítica, que analisa como o poder político pode produzir a morte como forma de governança em debate com autores como Hegel, Bataille, Giorgio Agamben, Carl Schmitt e Michael Foucault explorando as implicações políticas e jurídicas da soberania no Estado-Nação. O objetivo deste artigo foi discutir o conceito de necropolítica desenvolvido pelo filósofo camaronês Achille Mbembe, destacando o diálogo estabelecido pelo autor em relação ao conceito de soberania. A análise de Mbembe reinterpretou os conceitos de biopoder e biopolítica de Michel Foucault, relacionando-os às noções de imperium, estado de sítio e estado de exceção, para examinar o poder soberano na contemporaneidade, especialmente em contextos coloniais e neocoloniais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.