Condições e relações de trabalho no setor público no contexto da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.90526Palavras-chave:
relações de trabalho, trabalho remoto, Covid-19, setor públicoResumo
Como forma de enfretamento da pandemia da Covid-19, iniciada em de março de 2020, o trabalho remoto foi adotado em vários setores econômicos em todas as partes do mundo. O presente artigo tem como objetivo geral analisar as relações e condições de trabalho remoto dos trabalhadores vinculados ao setor público. Para tanto, recorreu-se ao banco de dados da pesquisa “trabalho remoto/home-office no contexto da Covid-19” realizada em 2020 pelo Grupo de Estudo Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR) em parceria com a Rede de Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). Tal pesquisa buscou identificar as condições gerais de trabalho dos trabalhadores que passaram a desenvolver suas tarefas na modalidade remota em razão da necessidade de isolamento social devido à crise sanitária mundial do Covid-19. A pesquisa obteve um total de 906 participantes que responderam formulário on-line, dos quais 595 estavam vinculados ao setor público. A partir de metodologia quantitativa e qualitativa, objetivamos analisar alguns dados e resultados relativos ao trabalho remoto no setor público, partindo de três eixos de análise, sendo: 1) perfil dos respondentes, oportunidade em que apresentamos dados sobre sexo, faixa etária, escolaridade, estado civil, número de filhos e cidade de atuação dos participantes. 2) Relações de trabalho, apresentando tipos de contratos, cargos e funções exercidos pelos respondentes do setor público. 3) Condições de trabalho, onde abordamos as condições ergonômicas, disponibilidade de equipamentos e suporte fornecido pelo setor público, como acesso à internet por exemplo. Ainda nesta categoria analítica apresentamos dados como ritmo de trabalho e metas de produtividade colocadas a partir da oferta de trabalho remoto para os servidores públicos. A partir das análises dos dados, identificamos aumento no ritmo de trabalho e nos dias da semana dedicados as atividades laborativas. Na avaliação da maioria dos participantes da pesquisa, o trabalho remoto é paradoxal, pois conjuga aspectos positivos e negativos ao mesmo tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.