Estado e suas múltiplas determinações: as contribuições dos clássicos nas Ciências Sociais
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v11i1.89950Palavras-chave:
Estado. Karl Marx. Émile Durkheim. Max Weber.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o Estado a partir de três autores considerados clássicos nas ciências humanas, especialmente na sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. A relevância do artigo está em continuar os caminhos percorridos na análise do Estado a partir da contribuição destes autores indo, assim, além das ideias de uma instituição “naturalizada”, mas sim como uma instituição social que age e faz agir a sociedade na qual o mesmo emerge. A questão é plausível tendo em vista a influência que a leitura que os autores fizeram tiveram sobre as ciências humanas em geral indo do Estado para questões como poder, burocracia, moral, classes sociais, superestrutura e ideologia que está na base dos conceitos que as ciências humanas não perde de vista ao estudar este mesmo objeto. A metodologia do artigo será uma análise dos caminhos metodológicos, influências e contexto socio-político e interesses que podiam estar permeados nas pesquisas e conceituações que este autores faziam sobre o Estado. Isso será feito a partir da leitura de outros trabalhos que tomaram este tema como objeto de estudo e trabalhos que analisaram a obra e contexto das mesmas destes autores. O trabalho conclui que nas referidas obras dos autores têm diferenças, mas também similaridades na análise do Estado Moderno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Deyvisson Felipe Batista Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

