Repressão estatal preventiva, letalidade policial e legitimação institucional na Grande Curitiba (2017-2018)
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89609Palavras-chave:
Repressão estatal letal, Estado neoliberal, Grande Curitiba, Discurso Jurídico e LegitimaçãoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a legitimação e regularização dos casos de repressão estatal letal na Grande Curitiba, de 2017 e 2018. Tal legitimação se consuma no que denominamos de Sistema de Justiça Criminal, composto pelas polícias, Promotoria, Judiciário e sistema prisional e na ritualística processual que produz o arquivamento de tais investigações, principalmente, pelo recurso jurídico da excludente de ilicitude, especificamente da legítima defesa. O aumento da repressão como um todo, e em especial a repressão letal, insere-se dentro de um contexto, a saber, o regime de acumulação integral, cuja forma estatal corresponde ao Estado neoliberal. Para tanto, lança-se mão de uma discussão a partir do materialismo histórico, quer dizer do método dialético, para analisar o Estado neoliberal e o neoliberalismo em suas expressões gerais, assim como em sua expressão no período pós-redemocratização brasileira. Dentro desse contexto, pretende-se demonstrar como a tendência repressiva do Estado neoliberal se apresenta como necessária à regularização das relações sociais de produção e reprodução do capitalismo contemporâneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Murillo Amboni Schio, Vyctor Grotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

