Fatores para entender a demanda e o acesso às vagas do ensino superior no Paraná entre as décadas de 2000 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89599Palavras-chave:
ensino superior, expansão, democratização, Paraná, UFPR.Resumo
Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre os principais fatores que podem ter interferido sobre a demanda e o acesso às vagas da educação superior no Paraná ao longo das décadas de 2000 e 2010. Nossa indagação parte da observação sobre os ciclos de expansão/redução de vagas ofertadas e de candidatos inscritos nos processos seletivos da Universidade Federal do Paraná, entre os anos de 2004 a 2019. Para entender esse fenômeno, buscamos identificar processos históricos, políticos e demográficos a partir de um conjunto de informações sobre o estado do Paraná - dados do Censo da Educação Superior e dos Indicadores de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Elencamos como principais fatores a serem discutidos no artigo: a expansão do ensino superior como um todo, que ampliou a “cartela de opções” dos candidatos para além da UFPR; mudanças demográficas, com a redução do crescimento das faixas etárias em idade escolar/universitária; a conjuntura político-econômica vigente a partir de 2015, com a adoção de políticas de austeridade, entre elas a Emenda Constitucional 95 (Lei do Teto de Gastos), que interferiu sobre a oferta de educação superior. Acreditamos que, além das ações implementadas pela UFPR ao longo das últimas duas décadas para ampliar e diversificar seu perfil discente, a demanda e a oferta de vagas foram afetadas pelo conjunto dos fatores supracitados. E que, para identificar melhor os efeitos e ganhos das políticas de expansão e das ações afirmativas na referida instituição, precisamos considerar um contexto mais amplo de mudanças políticas, econômicas e demográficas que favoreceu ou não a democratização do ensino superior no Paraná.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Tarcisa Silva Bega, Viviane Vidal Pereira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.