A Lady de Shalott também é brasileira: uma análise socioantropológica sobre o poema “The Lady of Shalott” como registro na denúncia da violência psicológica contra a mulher
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89594Palavras-chave:
Poema, Mulheres Vitorianas, Violência Psicológica, Registros HistóricosResumo
Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre as diferentes formas de violência a que as mulheres foram submetidas no mundo ocidental através da análise do registro poético The Lady of Shalott escrito em 1833 por Alfred Tennyson (1809-1892), que representa um dos mais importantes documentos acerca do cenário de opressão feminina durante o século XIX e, a partir dele, traçar uma correlação com a atual situação de violência psicológica a que grande parte das mulheres brasileiras ainda vêm sendo submetidas, dentro dos mais variados espaços da estrutura social. Adjunto a isso, busca-se discutir o papel simbólico da musicalização no sentido de potencializar o acesso aos registros históricos e como um mecanismo importante na denúncia contra o estado patriarcal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Pinheiro Tenório Farias Pinheiro Tenório Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

