A meritocracia como modo de vida: uma análise crítica à luz da tradição marxista
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89589Palavras-chave:
meritocracia, modo de vida, empreendedorismo, neoliberalismo, capital humano.Resumo
O presente artigo tem como intuito realizar uma análise crítica da noção de meritocracia. No espaço disponível, pretende-se apontar para os limites de entender a meritocracia ora como um valor intrínseco ao capitalismo e a democracia, ora restrita ao momento ideológico. Nesse sentido, buscaremos relacionar a forma social da meritocracia com os processos de subordinação do trabalho pelo capital, cuja finalidade estaria na necessidade da valorização do valor. Defende-se que, por englobar diferentes momentos da vida social, a meritocracia deve ser apreendida como um modo de vida na medida em que, em seu percurso histórico e social, tem incidido sobre a reprodução social dos trabalhadores e as relações sociais de produção, cuja finalidade estaria na radicalização dos processos de exploração e dominação do capital sobre o trabalho, tendo na atual noção de empreendedorismo uma de suas formas de representação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.