Gramsci e a crítica do Estado e do Direito

Autores

  • Bruno de Oliveira Cruz UFPR
  • Gabriel Alves Fonseca UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87026

Palavras-chave:

Marx, Estado, Direito, Gramsci, Sociedade civil

Resumo

O presente trabalho teve como objeto uma breve investigação sobre os aportes teóricos fornecidos pela filosofia gramsciana para a compreensão do Estado e do Direito. Nesse esforço de perquirição, os materiais empregados foram, em suma, livros, que foram cotejados mediante o uso prevalente do método dialético, o qual permitiu explorar, sobretudo, as contradições existentes entre a semântica usualmente anunciada pelos conceitos de Estado e de Direito e os impactos práticos gerados por esses dois elementos superestruturais. Complementarmente, também houve o emprego do método dedutivo, na medida em que, para a obtenção dos resultados da pesquisa, foram manejadas premissas gerais que refletiram os próprios objetivos da investigação: expor a percepção de Marx a respeito do Estado e do Direito; aferir a contribuição de Gramsci ao conceito de sociedade civil; e destacar a visão gramsciana sobre o caráter conformista do Direito no seio de um Estado “educador”. Mediante a operacionalização dessa metodologia, os resultados principais foram dois: a insuficiência da universalidade abstrata como critério hermenêutico para a interpretação do Estado e do Direito; e a necessidade de um filtro crítico dos discursos propalados pelos agentes da sociedade civil.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira Cruz, UFPR

Pós-graduando em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do Centro de Estudos da Constituição (CCONS) 2020/2021 pelo núcleo de pesquisa Direito Administrativo, Urbanístico, Ambiental e Desenvolvimento (PRO POLIS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD-UFPR). Pesquisador voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2020/2021, vinculado ao grupo de pesquisa e extensão Direito, Espaço e Política (LABÁ). Integrante da Clínica Direito do Trabalho da Universidade Federal do Paraná. Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, na categoria de pesquisador bolsista 2020/2021. Pesquisador nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Estudos da América Latina. Residente em Curitiba, Paraná, Brasil.

Gabriel Alves Fonseca, UFPR

Pós-graduando em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, onde atuou como monitor nas disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico em Direito e Direito Civil B, como voluntário acadêmico nas disciplinas de Direito e Sociedade, Filosofia do Direito, Direito Civil B e Direito Constitucional B, e como pesquisador no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Pesquisador do Núcleo de Criminologia e de Política Criminal (NCPC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Residente em Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

Cruz, B. de O., & Fonseca, G. A. (2022). Gramsci e a crítica do Estado e do Direito. Sociologias Plurais, 8(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87026

Edição

Seção

Espaço Graduação