De escrava sexual e ama de leite à docente na Casa-Grande: percepções e vivências de mulheres negras no ensino superior em uma universidade da Amazônia

Autores

  • Isabelle de Oliveira Costa UEPA
  • John Henry de Oliveira Vale UEPA
  • Livia Cristinne Arrelias Costa UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87022

Palavras-chave:

Docência Superior, Mulheres Negras, Vivência, Racismo.

Resumo

Este trabalho propõe-se a refletir sobre as percepções de docentes negras no ensino superior, explorando os marcadores de raça e gênero. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, tendo como técnica a entrevista semiestruturada, de modo a resgatar, através de rememorações, as experiências constitutivas da trajetória das entrevistadas até a chegada na docência. Também buscou-se analisar as vivências dessas mulheres no espaço docente a partir da perspectiva do racismo e sexismo, fazendo uma análise não só teórica, mas principalmente política de suas vidas. Evidenciou-se que a presença de mulheres negras na docência superior ainda é escassa, atrelada ao fato de o espaço docente universitário ser mais um ambiente segregador. A realidade vivida por essas mulheres no ensino superior expõe o mito da democracia racial e como o racismo, junto ao sexismo, exibe sua faceta nesse âmbito.

Biografia do Autor

Isabelle de Oliveira Costa, UEPA

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em Terapia Intensiva Adulto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Salvador, Bahia.

John Henry de Oliveira Vale, UEPA

Fisioterapeuta, docente efetivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestre em Ensino e Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em Saúde da Família pela AVM Faculdade Integrada. Santarém, Pará.

Livia Cristinne Arrelias Costa, UFRJ

Psicóloga, doutoranda em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

Costa, I. de O., Vale, J. H. de O., & Costa, L. C. A. (2022). De escrava sexual e ama de leite à docente na Casa-Grande: percepções e vivências de mulheres negras no ensino superior em uma universidade da Amazônia. Sociologias Plurais, 8(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87022

Edição

Seção

Artigos