De escrava sexual e ama de leite à docente na Casa-Grande: percepções e vivências de mulheres negras no ensino superior em uma universidade da Amazônia
Resumo
Este trabalho propõe-se a refletir sobre as percepções de docentes negras no ensino superior, explorando os marcadores de raça e gênero. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, tendo como técnica a entrevista semiestruturada, de modo a resgatar, através de rememorações, as experiências constitutivas da trajetória das entrevistadas até a chegada na docência. Também buscou-se analisar as vivências dessas mulheres no espaço docente a partir da perspectiva do racismo e sexismo, fazendo uma análise não só teórica, mas principalmente política de suas vidas. Evidenciou-se que a presença de mulheres negras na docência superior ainda é escassa, atrelada ao fato de o espaço docente universitário ser mais um ambiente segregador. A realidade vivida por essas mulheres no ensino superior expõe o mito da democracia racial e como o racismo, junto ao sexismo, exibe sua faceta nesse âmbito.
Palavras-chave
Docência Superior; Mulheres Negras; Vivência; Racismo.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87022
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